TAIAÇU PROMOVE INCENTIVOS JUNTO AO “PROGRAMA NASCENTES” E APOIA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO
A Prefeitura do Município de Taiaçu, SP, intensificou no atual ciclo ambiental do Programa Município Verde Azul (PMVA), incentivos aos produtores rurais para o cadastramento de imóveis no banco de áreas do “Programa Nascentes” da SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo).
O programa existe desde 2014 e foi criado para promover a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade por meio do direcionamento territorial para áreas prioritárias do cumprimento de obrigações ambientais decorrentes de licenciamento, de fiscalização ou de ações voluntárias.
Para a realização do cadastro da área, basta acessar o link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZEHmex2sc_8h9yZfpdgI3x1IvpxOd9maeqeGaAKmbYkR0eg/viewform
e fazer o preenchimento. E para facilitar, a prefeitura dispõe de dia e horário específicos para atendimento no Setor de Meio Ambiente (toda primeira terça-feira do mês, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00).
O Programa vem atuando como uma plataforma para a articulação dos atores envolvidos na restauração ecológica, entre eles, empresas públicas e privadas, poder público e sociedade civil. Dessa forma, a iniciativa tem apoiado a estruturação e organização da cadeia da restauração no estado de São Paulo e proporcionando que, proprietários e possuidores rurais, em especial os pequenos, realizem sem custos a regularização ambiental obrigatória em suas propriedades.
Além disso, o município vem incentivando proprietários que queiram recuperar suas nascentes, disponibilizando projeto e orientações técnicas.