Taiaçu foi fundado em 19 de Março de 1886. Antigo São José do Paraíso, elevado à condição de Distrito de Paz em 1903, com o nome de Tayassú. Em 30 de dezembro de 1953 foi elevado a Município alterando também a grafia de seu nome para Taiaçu.
É o antigo Distrito do Munícipio de Jaboticabal. Foi fundado por Antônio Zeferino Gonçalves, José Belizário Vieira, Ezequiel Alves Santana e José Gabriel da Fonseca, que aqui possuíram propriedades e mais tarde, foram doadas para que a cidade fosse povoada.
São José do Paraíso, cuja origem herdou, devido ao refúgio de moradores vindos de Jaboticabal durante epidemia de febre amarela, instalando-se no "Carrascal", como era conhecido. Hoje, Bairro São Benedito.
Considerado Distrito de Paz pela lei 873, de 9 de Setembro de 1903, com o nome Tayassu, e foi instalado em 09 de dezembro do mesmo ano. Tayassu é uma palavra indígena que significa "Queixada", um tipo de porco-do-mato.
A Lei nº 2.456 de 30 de dezembro de 1.953, elevou a munícipio composto de um só distrito, pertencente à Comarca de Jaboticabal (61ª Zona Eleitoral) alterando também, a grafia de seu nome para Taiaçu.