DEFESA CIVIL DE TAIAÇU PARTICIPA DO EVENTO DE ENTREGA DOS KITS DE ESTIAGEM REALIZADO EM RIBEIRÃO PRETO

O Coordenador Municipal da Proteção e Defesa Civil de Taiaçu, Reginaldo Castro, participou no dia 07 de agosto, do evento de entrega dos kits de estiagem da OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO, realizado em Ribeirão Preto, no Diretório Regional do DER. Durante o evento, além das apresentações sobre a importância na realização de ações de combate a incêndios durante o período de estiagem, foram também realizadas demonstrações de equipamentos e métodos de combate. 
Durante o evento, participaram os municípios das regionais de Ribeirão Preto (I-06), Barretos (I-13) e Franca (I-14), representados por agentes da defesa civil. Cabe ressaltar que para o recebimento do kit, o município deve atender a uma série de requisitos junto à Defesa Civil do Estado, sendo: 1 – Dispor de normatização que estabelece a criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC); 2 – Possuir portaria que formaliza a nomeação dos membros da COMPDEC; 3 – Ter o registro de participação de ao menos dois integrantes da Prefeitura, na capacitação oferecida pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil (DEPDEC), através do Corpo de Bombeiros, na função de brigadistas, com comprovação através de certificados ou diplomas emitidos pelo DEPDEC; 4 – Possuir o cadastramento da COMPDEC no Sistema Integrado de Defesa Civil – SIDEC; e 5 – Ter aderido ou apresentar o termo de adesão ao Plano de Contingência para o período de estiagem da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Mesmo sendo vários requisitos para atendimento, Taiaçu destacou-se por dispor de uma estrutura organizada, com o atendimento a todos os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado. Os kits são compostos por 3 abafadores de incêndios, 3 cantis, 5 facões com bainha, 3 luvas de raspa, 5 óculos de proteção, 2 bombas costais flexíveis, 2 enxadões, 2 lanternas e 5 bonés operacionais.
Esses equipamentos serão muito úteis no combate a incêndios na cidade de Taiaçu. E lembre-se: Queimada é crime! Denuncie!